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TELAS A OLEO

                                                                INTRODUÇÃO A COR
A cor    não  é apenas  um dos  elementos  mais  importantes  das  artes  plásticas, ela é presença constante  em nossa  vida, tudo  que  nos  rodeia  possui  cor, ela  está na  natureza, em  nosso  vestuário,  na decoração  de  ambientes,  nos meios de comunicação;  tente  imaginar  um mundo  sem  cor, seria  como  viver dentro  de  um  filme preto  e  branco.
As  cores não fazem apenas  o mundo ficar mais bonito,  elas podem
significar  alguma  coisa, nos dar informações  ou despertar  sensações.  Desde   a
pré-história  o homem  utilizava as  cores  para  se  comunicar fazendo pinturas nas cavernas.
Para  representar  o mundo  em que vivemos, o homem  buscou  extrair da
natureza  os elementos  coloridos e com eles  fez enfeites,  utensílios  e tintas para
realizar  suas  pinturas.  No princípio dos  tempos,  o homem  utilizava o preto do
carvão,  o branco  do gesso  e os  tons  amarelados,  marrons  e esverdeados  da  terra.
Com  o passar  do  tempo,  surgiram  os  vermelhos,  azuis,  roxos  e amarelos  obtidos
de  outros materiais. A  evolução das  cores gerou a  necessidade  de  um
desenvolvimento  dos  suportes  para  a pintura.  Inicialmente,  o homem  utilizou as
paredes  rochosas  das  cavernas,  depois  passou  a utílizar  peles  de  animais,  placas
de madeira,  telas  de  tecido  e  papel.
De  um modo geral, as tintas são preparadas  com uma mistura de pó
colorido  (pigmento) com  uma  substância  que    consistência  a  tinta (aglutinante).
O pigmento  é uma substância  corante  que possui  a propriedade  de dar
coloração  aos  líquidos  e tecidos  vegetais,  animais  ou minerais  que as contém.
Assim,  os  pigmentos  podem  ser  de  origem  vegetal,  animal  ou mineral,  em  pó ou
líquido.
Aglutinantes  sâo  substâncias  que  servem  para  dar espessura  e fixaçâo  nas
tintas.  Podem  ser  óleos,  resinas,  gomas  ou  ceras,  conforme  o  tipo de  suporte  que
se  queira  utilizar.
Suporte  é  o material que serve de base, em trabalhos artísticos  para aplicação  das  tintas,  lápis,  etc.

                                                                CLASSIFICAÇÃO  DAS CORES
Você sabe  quantas  cores  existem  no mundo ?  Na verdade,   existe uma
infinidade de cores  na natureza,  nosso  olho consegue  distinguir cerca  de dez
milhões  de  cores  diferentes,  entre  tons  muito  pouco  diferentes  uns  dos  outros.
Quando  usamos  tintas para  fazer  uma  pintua  sabemos  que misturando
uma  cor com a outra podemos  obter  uma   cor diferente.  Você sabia  que,
para se  obter  uma  infinidade  de  cores,  são  necessárias  apenas  três  cores  básicas  ?
As  três cores fundamentais  ou  primárias,  que utilizamos para pintar  são:
amarelo, azul e  vermelho. São chamadas  cores primárias  porque não se
formam  através  da mistura  de  outras  cores.
Misturando  essas  três cores,  duas  a duas,  teremos  três novas  cores:  as
cores  secundárias  : Laranja  (amarelo +   vermelho),  violeta  (vermelho  + azul)  e
verde  (amarelo  + azul).
Se misturarmos  uma  cor primária com uma cor secundária  teremos  uma
cor terciária  : amarelo  - alaranjado  (amarelo  + laranja),  vermelho  -  alaranjado
(vermelho +  laranja), vermelho -  arroxeado  (vermelho +  violeta),  azul
arroxeado  (azul  +  violeta),  azul -  esverdeado  (azul  +  verde) e  amarelo  -
esverdeado  (amarelo  + verde).
E o preto  e o branco  ?  Na verdade,  o preto  e o branco  não  são  cores.  EIes
representam  o claro  (branco)  e o escuro  (preto),  servem  para  obter  as  diferentes
nuances  de  uma  cor. Portanto,  se  tivermos  as  três  cores  primárias,  mais  o preto  e
o branco,  podemos  obter  cores  com  tons  variados.
                                                               CARACTERISTICAS DAS CORES
As cores  apresertam  algumas  cacterísticas  tais  como:
MATIZ  é  a  caracteristica  que define e distingue uma cor. Exemplo:
vermelho,  verde,  azul,  amarelo,  etc.,  são  matizes  (cores  primárias  e secundárias).
TONALIDADE  é a variação  de uma  cor obtida  pela  adição gradativa  de
outras  cores.  Exemplo:  verde  -  azulado,  vermelho  -  alaranjado,  etc.  (cores
terciárias).
INTENSIDADE  ou saturação  de uma cor depende  da maior ou menor
quantidade  de branco  ou preto misturado  a um matiz. Exemplo:  um vermelho
puro é saturado,  é intenso;  a cor rosa, que é uma mistura  de vermelho com
branco  é  pouco  saturada  e menos  intensa  em  relação  ao  vermelho  puro.
TEMPERATURA  é a  capacidade  que  as  cores  tem  de  parecer  quentes  ou
frias. É uma  forma de classificar  as  cores  de modo  a determinar  possibilidades
expressivas.  Exemplo:  as  cores  consideradas  frias  (azul, verde  e violeta) estão
associadas  à  calma  e silêncio,  enquanto  que  as  cores  quentes  (vermelho, laranja,
amarelo)  expressam  alegria  e agitação.
Há ainda  as chamadas  cores  neutras que se caracterizam  pelas  diversas
tonalidades  de cinza  e marrom.  O preto  e o branco,  apesar  de não  serem  cores,
podem  ser  consideradas  como  cores  neutras.
                                                                CONTRASTES
Contraste  é um efeito produzido  pela  oposição  entre  as  cores.  Quando  o
choque  é muito  grande  entre elas, percebemos  desarmonia.  Quando o
contraste  é controlado,  geralmente  são harmoniosos.  Podem  ocorre contraste
entre as cores em graus  diferentes  de intensidade,  mas somente  entre cores
primárias  e secundárias:
Alto  contraste: Entre  uma  cor primária e sua  complementar. Exemplo:
vermelho  e  verde;  entre  duas  secundárias.  Exemplo:  Laranja  e  roxo.
Médio contraste:  Entre  duas  cores  primárias.  Exemplo  amarelo  e azul.
Leve  contraste:  Entre  duas  cores  análogas.  Exemplo:  amarelo  e  laranja.
COR COMPLEMENTAR:   é um contraste  que  resulta  da aplicação  de
uma cor primária  com uma secundária.  As   combinaçõs  que mais oferecem
contraste  são: vermelho e verde; amarelo e violeta;  azul e  laranja. Note a
seguinte  relação: a  cor  verde  (secundária)  é, complementar  do  vermelho
(primária)   porque  o verde  é composto  das  outras  duas  cores  primárias,  ou seja,  o
amarelo  + azul.  Da mesma  forma,  o violeta é complementar  do amarelo,  pois o  amarelo não
faz parte da composição.  Assim,  também  é  o  laranja  (vermerho + amarelo) complementar do
azul.
CORES ANÁLOGAS são as que possuem em sua composição a mesma cor  básica .
 Exemplo: amarelo – alaranjado e laranja
                                                               PERCEPÇÃO DA COR
CONTRASTE SIMULTÃNEO
Uma cor aparece  geralmente  rodeada  de outras  cores  e a aparência  desta
mesma  cor pode  variar dependendo  da  influência  que  a outra  cor exerce  sobre
ela.
O contraste  simultâneo  é aquele  obtido  pela  aplicação  de  uma mesma  cor
sobre fundos de  cores diferentes e  que  provoca aparentes  mudanças  de
tonalidade,  devido  a  interferêncía  da cor de fundo sobre  a cor aplicada.  Por
exemplo:  Se  colocarmos  círculos  de tonalidade  cinzentas  sobre  fundo de cores
diferentes  (um círculo para cada  cor) veremos  que aparentemente  cada  círculo
aparece  com uma  tonalidade  ligeiramente  diferente  um do outro. Na verdade,
estes  círculos,  sendo  da mesma  tonalidade  de  cinza  serão  influenciados  pela  cor
de  fundo  e por  isso  percebemos  diferenças  de  tonalidade.  Outro  exemplo:  A cor
laranja  parecerá  mais clara e  luminosa  se  colocarmos  contra  um  fundo  azul  (que
é a sua  cor  complementar).  A mesma  cor  laranja  se  colocada  num  fundo  amarelo
parecerá  mais  escura  se  comparada  a que  esta  sob  fundo azul.
Mesmo quando  observamos  uma cor  isoladamente,  podemos  perceber
variações. Exemplo: quando temos duas  figuras  com  o  mesmo formato
(quadrados,   por exemplo)  de  tamanhos  diferentes  pintadas  com a mesma  cor,
percebemos  uma  leve mudança  de cor. A  figura maior parecerá  mais  clara em
relação  à figura menor, embora  sejam da mesma  cor. Um   exemplo  prático:
quando  escolhemos  uma  cor para  pintar as paredes  de um quarto,  geralmente
escolhemos  uma  cor  a  partir  de  pequenas  amostras, e  as  vezes nos
surpreendemos  com  o  resultado.
                                                                COR E FORMA
A  forma  também  influencia a  percepção  de uma cor. Formas  bem
definidas,   parecem  mais  luminosas  que  as  formas  irregulares,  ou seja,  uma  forma
arredondada,   dará  uma  sensação  diferente  de  uma  forma  recortada  e angulosa.
As  cores possuem  a  capacidade  de aumentar  ou diminuir  objetos ou
parecer  mais próximo ou distante.  As   cores  claras  e luminosas  nos parecem
maiores   e mais  próximas  que as cores  escuras.  Exemplo:  Se   colocarmos  duas
figuras  idênticas,  uma  amarela  e outra  azul sobre  fundo preto, a figura de cor
amarela  nos   parecerá  maior  e mais  próxima  que  a  figura azul.

                                                                EFEITOS OPTICOS
Fenômeno   da  Imagem Residual
O fenômeno  da  imagem  residual  acontece  quando  fixamos  o olhar numa
Imagem    por alguns  segundos  e depois  desviarmos  o olhar desta  imagem  para
Uma  superfície  branca e nela continuarmos  a  ver  esta imagem por  alguns
instantes,   mas  com as cores  alteradas.  A   cor que aparece  na  superfície  branca
será  a  cor  complementar  daquela que aparece  na  imagem observada. 
 Por exemplo:  Se  observarmos  um círculo  vermelho  por uns  40 segundo  e  logo após
desviarmos  o olhar  para  uma  superfície  branca  veremos  um  círculo  verde.
O mesmo  acontece  se  observarmos  um  figura em  preto  e branco.  Onde   
áreas  pretas,  parecerão  brancas  na  imagem  residual  e  vice-versa.
Este  fenômeno  acontece  porquê  nosso  olho se cansa  de olhar uma cor
durante   muito  tempo.  Ela exige   uma  mudança  e atrai  a presença  da  cor contrária
daquela  que  está  sendo  observada.