INTRODUÇÃO A COR
A cor não é apenas um dos elementos mais importantes das artes plásticas, ela é presença constante em nossa vida, tudo que nos rodeia possui cor, ela está na natureza, em nosso vestuário, na decoração de ambientes, nos meios de comunicação; tente imaginar um mundo sem cor, seria como viver dentro de um filme preto e branco.
As cores não fazem apenas o mundo ficar mais bonito, elas podem
significar alguma coisa, nos dar informações ou despertar sensações. Desde a
pré-história o homem utilizava as cores para se comunicar fazendo pinturas nas cavernas.
Para representar o mundo em que vivemos, o homem buscou extrair da
natureza os elementos coloridos e com eles fez enfeites, utensílios e tintas para
realizar suas pinturas. No princípio dos tempos, o homem utilizava o preto do
carvão, o branco do gesso e os tons amarelados, marrons e esverdeados da terra.
Com o passar do tempo, surgiram os vermelhos, azuis, roxos e amarelos obtidos
de outros materiais. A evolução das cores gerou a necessidade de um
desenvolvimento dos suportes para a pintura. Inicialmente, o homem utilizou as
paredes rochosas das cavernas, depois passou a utílizar peles de animais, placas
de madeira, telas de tecido e papel.
De um modo geral, as tintas são preparadas com uma mistura de pó
colorido (pigmento) com uma substância que dá consistência a tinta (aglutinante).
O pigmento é uma substância corante que possui a propriedade de dar
coloração aos líquidos e tecidos vegetais, animais ou minerais que as contém.
Assim, os pigmentos podem ser de origem vegetal, animal ou mineral, em pó ou
líquido.
Aglutinantes sâo substâncias que servem para dar espessura e fixaçâo nas
tintas. Podem ser óleos, resinas, gomas ou ceras, conforme o tipo de suporte que
se queira utilizar.
Suporte é o material que serve de base, em trabalhos artísticos para aplicação das tintas, lápis, etc.
CLASSIFICAÇÃO DAS CORES
Você sabe quantas cores existem no mundo ? Na verdade, existe uma
infinidade de cores na natureza, nosso olho consegue distinguir cerca de dez
milhões de cores diferentes, entre tons muito pouco diferentes uns dos outros.
Quando usamos tintas para fazer uma pintua sabemos que misturando
uma cor com a outra podemos obter uma cor diferente. Você sabia que,
para se obter uma infinidade de cores, são necessárias apenas três cores básicas ?
As três cores fundamentais ou primárias, que utilizamos para pintar são:
amarelo, azul e vermelho. São chamadas cores primárias porque não se
formam através da mistura de outras cores.
Misturando essas três cores, duas a duas, teremos três novas cores: as
cores secundárias : Laranja (amarelo + vermelho), violeta (vermelho + azul) e
verde (amarelo + azul).
Se misturarmos uma cor primária com uma cor secundária teremos uma
cor terciária : amarelo - alaranjado (amarelo + laranja), vermelho - alaranjado
(vermelho + laranja), vermelho - arroxeado (vermelho + violeta), azul
arroxeado (azul + violeta), azul - esverdeado (azul + verde) e amarelo -
esverdeado (amarelo + verde).
E o preto e o branco ? Na verdade, o preto e o branco não são cores. EIes
representam o claro (branco) e o escuro (preto), servem para obter as diferentes
nuances de uma cor. Portanto, se tivermos as três cores primárias, mais o preto e
o branco, podemos obter cores com tons variados.
CARACTERISTICAS DAS CORES
As cores apresertam algumas cacterísticas tais como:
MATIZ é a caracteristica que define e distingue uma cor. Exemplo:
vermelho, verde, azul, amarelo, etc., são matizes (cores primárias e secundárias).
TONALIDADE é a variação de uma cor obtida pela adição gradativa de
outras cores. Exemplo: verde - azulado, vermelho - alaranjado, etc. (cores
terciárias).
INTENSIDADE ou saturação de uma cor depende da maior ou menor
quantidade de branco ou preto misturado a um matiz. Exemplo: um vermelho
puro é saturado, é intenso; a cor rosa, que é uma mistura de vermelho com
branco é pouco saturada e menos intensa em relação ao vermelho puro.
TEMPERATURA é a capacidade que as cores tem de parecer quentes ou
frias. É uma forma de classificar as cores de modo a determinar possibilidades
expressivas. Exemplo: as cores consideradas frias (azul, verde e violeta) estão
associadas à calma e silêncio, enquanto que as cores quentes (vermelho, laranja,
amarelo) expressam alegria e agitação.
Há ainda as chamadas cores neutras que se caracterizam pelas diversas
tonalidades de cinza e marrom. O preto e o branco, apesar de não serem cores,
podem ser consideradas como cores neutras.
CONTRASTES
Contraste é um efeito produzido pela oposição entre as cores. Quando o
choque é muito grande entre elas, percebemos desarmonia. Quando o
contraste é controlado, geralmente são harmoniosos. Podem ocorre contraste
entre as cores em graus diferentes de intensidade, mas somente entre cores
primárias e secundárias:
Alto contraste: Entre uma cor primária e sua complementar. Exemplo:
vermelho e verde; entre duas secundárias. Exemplo: Laranja e roxo.
Médio contraste: Entre duas cores primárias. Exemplo amarelo e azul.
Leve contraste: Entre duas cores análogas. Exemplo: amarelo e laranja.
COR COMPLEMENTAR: é um contraste que resulta da aplicação de
uma cor primária com uma secundária. As combinaçõs que mais oferecem
contraste são: vermelho e verde; amarelo e violeta; azul e laranja. Note a
seguinte relação: a cor verde (secundária) é, complementar do vermelho
(primária) porque o verde é composto das outras duas cores primárias, ou seja, o
amarelo + azul. Da mesma forma, o violeta é complementar do amarelo, pois o amarelo não
faz parte da composição. Assim, também é o laranja (vermerho + amarelo) complementar do
azul.
CORES ANÁLOGAS são as que possuem em sua composição a mesma cor básica .
Exemplo: amarelo – alaranjado e laranja
PERCEPÇÃO DA COR
CONTRASTE SIMULTÃNEO
Uma cor aparece geralmente rodeada de outras cores e a aparência desta
mesma cor pode variar dependendo da influência que a outra cor exerce sobre
ela.
O contraste simultâneo é aquele obtido pela aplicação de uma mesma cor
sobre fundos de cores diferentes e que provoca aparentes mudanças de
tonalidade, devido a interferêncía da cor de fundo sobre a cor aplicada. Por
exemplo: Se colocarmos círculos de tonalidade cinzentas sobre fundo de cores
diferentes (um círculo para cada cor) veremos que aparentemente cada círculo
aparece com uma tonalidade ligeiramente diferente um do outro. Na verdade,
estes círculos, sendo da mesma tonalidade de cinza serão influenciados pela cor
de fundo e por isso percebemos diferenças de tonalidade. Outro exemplo: A cor
laranja parecerá mais clara e luminosa se colocarmos contra um fundo azul (que
é a sua cor complementar). A mesma cor laranja se colocada num fundo amarelo
parecerá mais escura se comparada a que esta sob fundo azul.
Mesmo quando observamos uma cor isoladamente, podemos perceber
variações. Exemplo: quando temos duas figuras com o mesmo formato
(quadrados, por exemplo) de tamanhos diferentes pintadas com a mesma cor,
percebemos uma leve mudança de cor. A figura maior parecerá mais clara em
relação à figura menor, embora sejam da mesma cor. Um exemplo prático:
quando escolhemos uma cor para pintar as paredes de um quarto, geralmente
escolhemos uma cor a partir de pequenas amostras, e as vezes nos
surpreendemos com o resultado.
COR E FORMA
A forma também influencia a percepção de uma cor. Formas bem
definidas, parecem mais luminosas que as formas irregulares, ou seja, uma forma
arredondada, dará uma sensação diferente de uma forma recortada e angulosa.
As cores possuem a capacidade de aumentar ou diminuir objetos ou
parecer mais próximo ou distante. As cores claras e luminosas nos parecem
maiores e mais próximas que as cores escuras. Exemplo: Se colocarmos duas
figuras idênticas, uma amarela e outra azul sobre fundo preto, a figura de cor
amarela nos parecerá maior e mais próxima que a figura azul.
EFEITOS OPTICOS
Fenômeno da Imagem Residual
O fenômeno da imagem residual acontece quando fixamos o olhar numa
Imagem por alguns segundos e depois desviarmos o olhar desta imagem para
Uma superfície branca e nela continuarmos a ver esta imagem por alguns
instantes, mas com as cores alteradas. A cor que aparece na superfície branca
será a cor complementar daquela que aparece na imagem observada.
Por exemplo: Se observarmos um círculo vermelho por uns 40 segundo e logo após
desviarmos o olhar para uma superfície branca veremos um círculo verde.
O mesmo acontece se observarmos um figura em preto e branco. Onde há
áreas pretas, parecerão brancas na imagem residual e vice-versa.
Este fenômeno acontece porquê nosso olho se cansa de olhar uma cor
durante muito tempo. Ela exige uma mudança e atrai a presença da cor contrária
daquela que está sendo observada.